terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Economia do entretenimento: como novas mídias estão mudando a comunicação das marcas


Um dos setores que mais crescem no mundo é o entretenimento, que vem ganhando grandes oportunidades de expansão e de extrema relevância para a economia contemporânea.
Esse mercado em plena ascensão permite que a comunicação digital transforme o “pensar” em entretenimento, aparecendo os games como maior expoente.
Analisando por meio dos aspectos sociais, o entretenimento popular sempre teve suas raízes no espetáculo. A guerra, a religião, o esporte e outros aspectos da vida pública foram campos férteis para propagação do espetáculo de muitos séculos. Para se ter uma ideia, em 1999 a receita bruta do entretenimento tinha destaque em:
  • Cinema: U$ 15,6 bi
  • TV Aberta: U$ 101,3 bi
  • Games: U$ 16,4 bi
  • Esportes: U$ 130,4 bi
No decorrer das últimas décadas, espetáculos midiáticos tomaram novos espaços e lugares, e o espetáculo “itself” está se tornando um dos principais organizadores da economia, política, sociedade e vida cotidiana. Os eventos midiatizados, como grandes shows e jogos mundiais/olímpicos, e programas socializados, como o “Big Brother Brasil” (BBB), possibilitam um universo de oportunidades na exposição de marcas.
Segundo Douglas Kellner, especialista teórico alemão sobre  alfabetização crítica da mídia,megaespectáculos são aqueles fenômenos de cultura de massa que dramatizam suas controvérsias e lutas, tanto quanto seus modos de resolução de conflitos. Já os espetáculos midiáticos envolvem aquelas mídias e artefatos que incorporam os valores básicos da sociedade e servem para aculturar indivíduos nesse modo de viver proposto.
Falando um pouco de marca, as corporações nesse universo são vistas como espetáculos midiáticos. A publicidade, o marketing, as relações públicas e a promoção são uma parte essencial do espetáculo no mercado global.
Com essa nova configuração da economia do entretenimento, as novas mídias e a convergência ganham um espaço nesse novo negócio, que através de recursos tecnológicos geram novos produtos. O público que acompanha esses novos produtos, os leitores virtuais, são mais imersíveis e querem fazer parte da experiência e sempre querem algo a mais.
Muito se fala de narrativas transmídia, que é aquela que se desenrola por meio de múltiplos canais de mídia – cada um deles contribuindo de forma distinta para a compreensão do universo narrativo. A novela “Passione”, da Rede Globo, é um grande exemplo de narrativa transmídia, onde foi criado um blog ampliado com histórias e situações dos personagens além da TV. Esse tipo de narrativa criou um relacionamento muito mais próximo e rico entre consumidores e os próprios personagens, fazendo com que uma história que começa a ser contada em uma plataforma multimídia, possibilita aos fãs e expectadores interação, e até mesmo, influência nos rumos da narrativa.
Os videogames estão revolucionando a cultura de entretenimento digital e já movimentam U$27 bilhões anuais, mais do que a indústria de Hollywood foi capaz de arrecadar em 2004 em suas bilheterias de cinema.
Enjoy! Aposte em novas formas de comunicação para falar com seu público.  Um vídeo que ilustra um pouco sobre novas mídias é este da campanha Pepsi Twist.

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