Uma mídia com alta concentração de propriedade e audiência, sob crescente controle religioso, com influentes afiliações políticas e guiada por interesses econômicos de grandes grupos. Falta de transparência na propriedade e na distribuição da publicidade oficial, concentrada nos meios simpáticos às reformas do governo. Tudo isso possibilitado por um marco regulatório antigo, permissivo e ineficaz. Esses são alguns dos apontamentos deste especial, que traz resultados do Monitoramento da Propriedade da Mídia, realizado pelo Intervozes, em parceria com a Repórteres Sem Fronteiras...
16 de Abril 2018
Saber quem controla a mídia no Brasil é fundamental para quem quer entender os rumos do país. O Le Monde Diplomatique Brasil lança hoje uma série especial com resultados uma investigação minuciosa sobre os cinquenta veículos de maior audiência da comunicação brasileira, apresentando os grupos e pessoas por trás desses meios. Os dados são do Monitoramento da Propriedade da Mídia, um estudo do Intervozes realizado em parceria com a Repórteres Sem Fronteiras.
Quatro artigos já estão disponíveis:
1 - Investigando os donos da mídia no Brasil pós-golpe
2 - Mídia e interesses empresariais: quem controla a notícia no Brasil?
3 - Igrejas cristãs no topo da audiência
4 - Mídia, religião e política: igrejas cristãs intensificam presença na esfera pública
1 - Investigando os donos da mídia no Brasil pós-golpe
2 - Mídia e interesses empresariais: quem controla a notícia no Brasil?
3 - Igrejas cristãs no topo da audiência
4 - Mídia, religião e política: igrejas cristãs intensificam presença na esfera pública
Nos próximos meses, publicaremos as seguintes análises:
5 - Afiliações políticas na mídia brasileira (abril)
6 - Mídia antipetista: quem controla O Antagonista? (maio)
7 - A expressão regional do monopólio midiático (junho)
8 - Monopólios da mídia: o que mudou e o que não mudou com a internet? (julho)
9 - Antigo, permissivo e ineficaz: o marco regulatório das comunicações no Brasil (agosto)
5 - Afiliações políticas na mídia brasileira (abril)
6 - Mídia antipetista: quem controla O Antagonista? (maio)
7 - A expressão regional do monopólio midiático (junho)
8 - Monopólios da mídia: o que mudou e o que não mudou com a internet? (julho)
9 - Antigo, permissivo e ineficaz: o marco regulatório das comunicações no Brasil (agosto)
Não perca!
https://diplomatique.org.br/especial/proprietarios-da-midia-no-brasil/
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