quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Apple tem dificuldades para emplacar seu novo serviço de notícias

Apple tem dificuldades para emplacar seu novo serviço de notícias

Apple News deve ser lançado em março
Jornais se distanciam do projeto
Tim Cook, CEO da Apple, quer usar a futura ferramenta para suprir a diminuição de vendas do iPhone 

13.fev.2019 (quarta-feira) - 21h30
A Apple planeja lançar o seu serviço de assinatura de notícias em 25 de março, segundo o portal BuzzFeed. O Apple News, nome escolhido pela empresa, virá como 1 serviço para ajudar a impulsionar as vendas do iPhone, que vêm desacelerando.
Porém, como noticiado pelo Wall Street Journal, o CEO da Apple, Tim Cook, tem enfrentado resistência de grandes jornais, que estariam reticentes em assinarem a futura plataforma paga da companhia.
A ideia de Cook é usar o Apple News para incrementar a receita da empresa, que viu seu faturamento diminuir no último trimestre do ano passado. A ferramenta vai ser útil financeiramente nos moldes do iTunes, por exemplo, que é o serviço pago de músicas da marca da maçã.
A questão é que os editores não veem com bons olhos a manobra de entregar parte do feed de notícias para uma companhia de tecnologia. Pesa contra também a estratégia da Apple de arrecadar 50% do valor das assinaturas e dividir a outra metade entre todos os jornais assinantes com base no número de visualizações que cada 1 vai entregar.
Os editores enxergam essa divisão como algo que pode não ser muito rentável. O próprio Wall Street, por exemplo, fatura US$ 40 para cada assinatura mensal de sua versão digital. Parece difícil que eles consigam receber muito mais que esse valor.
Há o risco de que os periódicos percam assinantes para a Apple por pagarem 1 valor proporcionalmente menor para uma maior quantidade de jornais.
Por último, uma dúvida dos editores é saber se vale a pena entrar em uma negociação que pode render 1 pouco mais aos jornais e ao mesmo tempo abrir mão do relacionamento direto com clientes e designs personalizados.
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