terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Jill Abramson e a difícil adaptação do jornalismo à era digital

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O livro da ex-editora do NY Times
Parte memória, parte autópsia
Autora foi devorada pelo objeto

THOMAS TRAUMANN 
26.fev.2019 (terça-feira) - 5h50

O jornalismo, diz um velho adágio, é o primeiro rascunho da História. É uma descrição parcial dos fatos enquanto eles se desenrolam, um testemunho sob o risco das premissas erradas, das conclusões apressadas e das fontes interessadas. Fazer dessas dificuldades bons rascunhos de um momento é uma arte.
Ex-diretora de redação do diário The New York Times, a americana Jill Abramson sabia de tudo isso e ainda aumentou o grau de dificuldade. No livro “Merchants of Truth: The Business of News and The Fight For Facts“ (“Mercadores da Verdade: O Negócio da Notícia e a Luta pelos Fatos”), lançado no início do mês, Abramson conta os mortos e feridos dos últimos dez anos de transformações da mídia americana e tenta adivinhar o futuro. É sombrio.

O livro se reparte na trajetória de quatro veículos, os tradicionais jornais The New York Times e Washington Post e os nativos digitais BuzzFeed e Vice. É como descrever a Era do Gelo. As duas primeiras espécies são ícones da imprensa de um tempo que acabou. Fundado em 1851, o NYT criou o padrão do melhor jornalismo do século 20. As reportagens do escândalo de Watergate do WP derrubaram o presidente Richard Nixon.

Do outro lado, as evoluções que nasceram e cresceram na internet. Criado por um gênio do clickbait, o BuzzFeed passou de um site de entretenimento para um player sério na disputa de furos de reportagens. O Vice, originado de uma revista canadense para jovens, virou de cabeça para a baixo a cobertura jornalística por vídeo. Nesse ambiente de disputa pela sobrevivência há uma crise econômica e um presidente eleito com o discurso do descrédito da mídia.

Merchants tem um tom de tragédia. É parte memória da primeira mulher a dirigir o principal jornal do mundo e parte a autópsia de uma profissão sob ameaça de extinção. Não haverá no futuro um veículo como o NYT de Abramson e o lamento dela em contar essa verdade é evidente. As idas-e-vindas do NYT e o WP dos últimos anos são contadas com um misto de cumplicidade. Já as trajetórias dos meios digitais ecoam o estranhamento de um etnógrafo em meio a uma tribo desconhecida.

Abramson é minuciosa em demonstrar os riscos que o jornalismo independente corre em anos de penúria. São varias as histórias de listas do BuzzFeed patrocinadas, reportagens derrubadas na Vice em troca de anúncios, cadernos especiais criados no NYT pelo departamento de publicidade e matérias sem notícia no site do WP criadas apenas para gerar tráfego na rede. A autora é sólida ao mostrar como a queda do faturamento subjuga os interesses jornalísticos e torna opaca a relação dos veículos com o público.

Ela também não poupa os episódios risíveis das oportunidades perdidas dos jornais para se adaptar à internet. O Washington Post deixou passar a chance de comprar parte do Facebook em 2005, não apostou em seus repórteres que criaram o site Politico e, por anos, manteve as redações do jornal imprenso e do online em cidades diferentes. Só depois de enterrar milhões de dólares em prejuízo, o NYT deixou de considerar seu site um mero espelho do jornal impresso.

Enquanto avalia o negócio da mídia, Merchants é fabuloso. Para cada oportunidade desperdiçada pelos veículos tradicionais, Abramson mostra como os sites Huffington Post e BuzzFeed compreenderam e assimilaram a linguagem do Google e do Facebook para atrair público e alcançar lucro a partir de gastos mínimos.

Ao mesmo tempo, ela explica a lógica empresarial que fez com que BuzzFeed e Vice passassem a investir em jornalismo de qualidade para ganhar credibilidade. Essa dicotomia entre volume de interações nas redes sociais e influência nas grandes decisões do poder vale o livro.

O orgulho, no entanto, é um pecado difícil de largar. Há um tom de superioridade da editora de 64 anos ao falar dos jovens repórteres digitais. Eles são descritos menos pelos seus furos de reportagem e mais pelas cores de seus cabelos, suas botas de cano alto e suas roupas com pintas de oncinhas. Houve troco.

Logo depois do lançamento, um repórter da Vice apontou no Twitter uma dúzia de casos de trechos de reportagens de vários veículos publicadas no livro sem citação de fonte. A autora primeiro negou o plágio, depois informou que as fontes estavam citadas ao final do livro e, finalmente, que iria fazer as correções em uma nova edição.

Tarde demais. A série de tuítes se tornou viral, afetou a credibilidade de Abramson e ganhou mais destaque que o próprio livro. É uma ironia. A autora de um livro-reportagem que busca decifrar o novo mundo da notícia terminou devorada pelo seu objeto de estudo.

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