sexta-feira, 15 de junho de 2012

Internet só perde para TV na disputa por anúncios


Sites e mecanismos de busca faturam 11,98% do bolo publicitário, contra 60,63% da TV


SÃO PAULO - A internet ganhou participação no bolo publicitário durante o primeiro trimestre deste ano e, depois da TV aberta, é a mídia que mais recebe verba de anúncios. De acordo com estudo divulgado ontem pelo Internet Advertising Bureau (IAB Brasil), o faturamento dos sites e dos mecanismos de busca atingiu 11,98% do bolo publicitário no período, ante 11% no fechamento de 2011. A projeção do IAB Brasil é que a fatia da internet no mercado publicitário chegue a 13,7% até janeiro, completando o ano com um faturamento de cerca de R$ 4,3 bilhões.
— Neste ano, as Olimpíadas de Londres devem atrair bastante audiência para portais de conteúdo, enquanto os serviços de busca vão continuar a atrair pequenos anunciantes — disse Ari Meneghini, diretor-executivo do IAB Brasil.
No primeiro trimestre, a internet brasileira recebeu R$ 842,4 milhões em anúncios, sendo R$ 512 milhões para os mecanismos de busca e R$ 330,4 milhões para os sites e portais de conteúdo — os sites de redes sociais, como o Facebook e o Linkedin, não entram nesta conta. O IAB projeta para este ano um crescimento médio de 50% do faturamento dos buscadores e de 25% dos sites de conteúdo.
O faturamento total do bolo publicitário no primeiro trimestre atingiu R$ 6,5 bilhões, de acordo com a pesquisa. A TV aberta se manteve à frente, com 60,63% de participação, acima dos 59,4% investidos em anúncios no ano passado. Segundo Meneghini, o crescimento de participação da TV aberta reflete o momento de mais incerteza na economia.
— Na crise de 2008 também vimos a verba para TV aberta crescer, porque os anunciantes resolveram apostar em uma fórmula que conheciam. Acho que estamos vendo algo parecido hoje — afirmou.
A participação dos jornais impressos se manteve estável no período, de 11,1% em 2011 contra 11,06% no primeiro trimestre do ano, enquanto as revistas perderam participação, passando de 6,7% do bolo publicitário para 5,13% na mesma comparação. A fatia do rádio apresentou um leve crescimento, de 3,7% para 3,77% no período.

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