O número de assinantes da TV paga cresceu 27% de 2011 para 2012. Apenas de janeiro a dezembro do ano passado, 3,4 milhões de novos contratos foram feitos para contratação dos canais de TV por assinatura. A alta, porém, foi inferior a registrada em 2011 e 2010, de 30,45% e 30,72%, respectivamente.
De acordo com dados publicados nesta segunda-feira (28) pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) o ano fechou com mais de 16,2 milhões de assinantes do serviço em 2012.
Em dezembro, 222 mil clientes contrataram as companhias de TV por assinatura.
A reguladora indica que 53,4 milhões de brasileiros têm acesso aos canais pagos, uma vez que a média de habitantes por domicílio é de 3,3, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com isso, os serviços de TV por assinatura estavam presentes em 27,2% dos domicílios do país.
A Anatel também informou que considera para o cálculo os serviços de TV por assinatura, modelos de atendimento por cabo, transmissão por meio radioelétrico ou micro-ondas (MMDS), na faixa de UHF (Serviço Especial de Televisão por Assinatura - TVA), e por satélite (DTH).
A base de assinantes concerta-se principalmente no serviço via satélite, com 60,8% dos assinantes. Logo depois vem o cabo, com 38,3%.
REGIÕES
As regiões com maior crescimento no número de assinantes são: Centro-Oeste, Norte e Nordeste, com taxas de 38,5%, 37,25% e 34,95%, respectivamente.
No Sudeste e no Sul essas taxas são um pouco menores, de 22,8% e 31,7%.
Dados por Estado mostram que o crescimento no número de assinantes teve destaque no Mato Grosso, onde o aumento foi de 60,5% comparando números de 2011 e de 2012.
Tocantins fica na segunda posição, com 60,2% no mesmo período. Pará fica em terceiro lugar, com 52,9% e Pernambuco, em quarto, com 51,5%.
Em São Paulo e no Rio de Janeiro, o crescimento foi de 21% e 25%, respectivamente.
EMPRESAS
Na divisão por empresas, a líder do mercado é a Net/Embratel, com 8,5 milhões de assinantes no fim de dezembro. Na sequência está a SKY/Directv, com 5 milhões de clientes.
A terceira e quarta posições são da Oi (748,8 mil) e a Telefônica (594,9 mil).
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