sexta-feira, 31 de maio de 2013

IAC coloca Newsweek à venda


Após suspender a edição impressa, grupo afirma que vai concentrar suas atenções ao portal Daily Beast



Três anos após comprá-la, IAC quer vender a Neewsweek
+
Três anos após comprá-la, IAC quer vender a NeewsweekCrédito: Reprodução
Tina Brown, editora-chefe da Newsweek Daily Beast, e Baba Shetty, CEO do grupo, anunciaram que a revista está oficialmente à venda. Em comunicado aos funcionários emitido na quarta 29, disseram que a empresa vai concentrar esforços no portal Daily Beast.
No comunicado, os executivos ressaltam que as inovações do formato digital de Newsweek chamaram a atenção do mercado e foram elogiadas por empresas como Fast Company, BBC, The Economist e Facebook. “Então porque vender agora?”, questiona o próprio texto, para responder em seguida.
“Simplesmente por foco. Newsweek é uma marca forte, mas suas demandas desviaram a atenção e o foco do Daily Beast”, afirmam, destacando que o site ganhou o prêmio Webby de melhor site de notícias por dois anos seguidos, que o tráfego está aumentando e o índice de anunciantes já cresceu 30% só em 2013. Fontes de mercado dizem que a Newsweek perdeu mais da metade de seus 1,5 milhões de assinantes entre 2012 e o início deste ano.
A decisão é mais um capítulo da turbulenta história recente da revista fundada em 1933. Em 2010, quando já enfrentava a crise, foi adquirida pelo grupo IAC, dono do portal Daily Beast. Em dezembro do ano passado encerrou sua edição impressa, passando a circular nos EUA só em digital, ainda que mantivesse algumas edições internacionais no formato original, como ocorre no Brasil.
Em abril, o presidente executivo do IAC, Barry Diller, admitiu à Bloomberg TV que “foi um erro” ter adquirido a revista e já “não esperava muito” da versão digital. À época, o balanço financeiro de primeiro trimestre já antecipava que as economias com a Newsweek digital não haviam aliviado a receita.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário