segunda-feira, 9 de abril de 2012

Shows geram R$ 57 milhões em direitos autorais no Brasil


Arrecadação com apresentações teve um aumento de 36,4% em 2011, segundo Ecad


RIO - O aumento de shows — nacionais e internacionais — no Brasil teve consequências no mercado de direito autoral. Em 2011, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), órgão responsável pelo recolhimento e pagamento de direitos musicais no Brasil, contabilizou um crescimento de 36,4% na arrecadação com shows em comparação com 2010. O resultado, de acordo com o Ecad, teve como consequência a distribuição de R$ 57 milhões de direitos autorais para os compositores por shows.Contabilizando todos os segmentos em que o escritório atua, como TVs, rádios e internet, o Ecad distribuiu R$ 411,8 milhões a 92.650 compositores em 2011. No caso dos shows, o órgão aponta a realização de grandes concertos como os de Paul McCartney, U2, Eric Clapton, Justin Bieber, Amy Winehouse, Pearl Jam, Britney Spears e do festival Rock in Rio como fator preponderante para justificar o crescimento.
— Desde 2009, mais shows têm vindo ao Brasil. É uma soma de moeda forte e crise global que permite essa situação — diz Mario Sérgio Campos, gerente executivo de Distribuição do Ecad. — Além disso, a gente começou, no fim de 2010, um projeto para ampliar as gravações de shows. Em eventos grandes, é fácil checar que músicas foram realmente executadas, mas, em apresentações menores, nem sempre os promotores dos shows informam corretamente a lista. Por isso, aumentamos em mais de 600% a quantidade de gravações. Depois, temos funcionários que ouvem e conferem as músicas. É uma forma de se dar mais segurança. Quanto mais grava$ções fizermos, melhor será a qualidade da distribuição.
A boa arrecadação de 2011 deve refletir na distribuição deste ano. O Ecad fecha os balanços e faz os pagamentos referentes a shows a cada três meses, o que significa que os direitos autorais referentes às apresentações do fim do ano passado só chegaram aos titulares neste ano. Mario Sérgio Campos acrescenta, ainda, que é intenção do escritório lançar uma campanha entre os produtores de eventos para conscientização.
— Infelizmente, a gente ainda sofre resistência por parte de alguns promotores de shows. O funcionário do Ecad atua devidamente credenciado. Ele tem treinamento, tem toda a informação necessária para gravar o show, tem o roteiro fornecido pelo próprio produtor, mas acontece de não nos permitirem acesso para a gravação. Se o produtor já pagou o direito autoral, por que não podemos entrar para gravar? — diz o gerente do Ecad. — Isso tudo é um entrave. Às vezes, nós deslocamos uma pessoa para um local, ela é impedida de fazer a gravação e temos um dia perdido. Há situações em que compramos o ingresso para não perder o show.
Sorocaba lidera ranking
A lista de autores com maior rendimento em direito autoral com shows no Brasil em 2011 foi liderada por Sorocaba, o compositor paulista que faz dupla com Fernando e escreveu o hit "Meteoro", de Luan Santana. Em seguida, vêm Paul McCartney, John Lennon, Victor Chaves, Thiaguinho, Durval Lelys, Jorge Ben Jor, Carlinhos Brown, Roberto Carlos e Manno Góes. Já a música mais executada em shows, segundo o Ecad, foi "Fugidinha", de Rodriguinho e Thiaguinho.

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