terça-feira, 4 de dezembro de 2012

‘The Daily’, primeiro jornal para iPad, chega ao fim após dois anos




Companhia também adiantou detalhes sobre a divisão de seus negócios em dois braços
NOVA YORK — A News Corp anunciou na segunda-feira que está fechando o “The Daily”, seu períodico diário exclusivo para tablets, depois de dois anos de existência. A companhia também adiantou detalhes sobre a divisão de seus negócios em dois braços, um editorial e outro de entretenimento. O plano foi aprovado pelo conselho de administração da companhia em junho.
“Como parte de nossa iniciativa de reestruturação digital, a companhia cessará a publicação diária por meio do aplicativo The Daily em 15 de dezembro de 2012, muito embora a marca permanecerá viva em outros canais. Os ativos de tecnologia e outros pertencentes ao The Daily, incluindo alguns funcionários, serão transferidos para o The Post”, declarou a News Corp em comunicado.
Além disso, Jesse Angelo, fundador e editor-chefe do “The Daily” e durante muito tempo editor-executivo do “The New York Post”, assumirá o cargo de publisher do “The Post”.
Lançado em 2 de fevereiro de 2011 como versão exclusiva para iPad, “The Daily” vinha apresentando prejuízo anual de cerca de US$ 30 milhões, apesar dos mais de 100 mil assinantes pagantes. Rumores de um possível cancelamento do diário vinham circulando desde julho de 2012, ocasião em que o site demitiu 50 pessoas de sua equipe de 170.
O “The Daily”, depois da versão só para iPad, expandiu-se para Samsung Galaxy Tab 10.1 e para o Facebook, oferecendo apps de notícias para EUA e Austrália.
Chefe do ‘WSJ’ vai dirigir braço editorial
Sobre a divisão da companhia em duas, a News Corp adiantou que o braço de publicações, que herdará o nome News Corporation, será dirigido por Robert Thomson, atual chefe do "Wall Street Journal". Essa divisão incluirá o próprio "WSJ", o "New York Post", a HarperCollins e negócios de televisão na Austrália. Thomson será sucedido no "Journal" por seu vice, Gerard Baker.
Já a empresa de entretenimento se chamará Fox Group, e incluirá a Fox Broadcasting, o canal de notícias a cabo Fox News e o estúdio 20th Century Fox.
Chase Carey, atual presidente e diretor operacional da News Corporation, manterá esses cargos na Fox Group, com James Murdoch, filho do patriarca, como vice.
Rupert Murdoch, presidente e diretor-executivo da News Corporation, será diretor-executivo do Fox Group e presidente do braço editorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário