sábado, 9 de fevereiro de 2013

Aparelhos móveis passam número de seres humanos



Cisco: em 2013 haverá 7 bilhões de dispositivos on-line no planeta

Nós, humanos, seremos minoria na Terra antes que 2013 acabe. De acordo com um estudo da gigante do setor de telecomunicações Cisco, o número de aparelhos móveis com acesso à internet ultrapassará ainda este ano o número de habitantes do planeta, que é de sete bilhões.

Mas a proliferação desses aparelhos não se explica apenas pela popularidade de smartphones e tablets. Grande parte do crescimento se dará pela demanda maior por máquinas que interagem com outros computadores de forma autônoma, como sistemas de rede inteligente de energia (smart grid), câmeras de seguranças e dispositivos médicos.

Ainda segundo o estudo, em 2017 haverá mais de dez bilhões de aparelhos móveis conectados à rede, para uma população projetada para aquele ano de 7,6 bilhões, ou 1,4 para cada pessoa no mundo. Grande parte disso será de aparelhos que “conversam” com outras máquinas, que vão sozinhos superar o número de humanos.

A multiplicação desses aparelhos já em curso é apenas uma prova do potencial da chamada “internet das coisas”, em que objetos tão diversos — de geladeiras a partículas nanométricas — estarão em contato com a rede.

É também um desafio para a forma como os aparelhos se conectam à internet. Segundo o Icann, órgão que regulamenta a distribuição de endereços de IP, os últimos endereços do protocolo de internet vigente, o IPv4, esgotaram-se em 3 de fevereiro de 2011. O fim desses endereços já era esperado há algum tempo e reforçou a urgência da migração para o IPv6, que permite umnúmero quatro bilhões de vezes maior de endereços de internet, mas cuja implementação é cara e trabalhosa.

De acordo com o estudo da Cisco, até 2017 o smartphone vai gerar 2,7 gigabytes (Gb) de tráfego de dados por mês, em média. Este número representa um crescimento quase dez vezes maior do que o atual e certamente exigirá uma robusta melhora na estrutura de internet.

SMARTPHONES: 92% DO TRÁFEGO

A Cisco menciona ainda mudanças dramáticas já em andamento no campo da conexão móvel. O vídeo móvel, por exemplo, já representa mais da metade dos dados transmitidos em todo o mundo. Até 2017, representará cerca de dois terços do total. Já o volume médio de dados consumidos por usuários de smartphone cresceu 81%, de 189 megabytes (Mb) por mês em 2011, para 342Mb mensais em 2012. Além disso, acrescenta a companhia, os smartphones consumiram 92% do tráfego global, apesar de representarem apenas 18% dos aparelhos em uso globalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário