sexta-feira, 27 de julho de 2012

Rupert Murdoch deixa a direção de jornais britânicos


21/07/2012 18h19 - Atualizado em 21/07/2012 18h19



Empresário saiu de publicações como The Sun, Times e Sunday Times.

Do G1, em São Paulo
Rupert Murdoch, da News Corp, se demitiu do cargo de diretor de uma série de publicações da companhia como The Sun, os jornais Times e Sunday Times no Reino Unido, de acordo com um memorando interno da empresa divulgado neste sábado (21).
Magnata Rupert Murdoch, em imagem de 2009. (Foto: Reuters)Magnata Rupert Murdoch, em imagem de 2009. (Foto: Reuters)
As demissões seguem o anúncio, em junho, de que a News Corp seria dividida em duas empresas distintas: uma divisão menor de publicação e um grupo muito maior e de entretenimento de TV. "Eu queria que vocês soubessem que Rupert Murdoch renunciou ao cargo de diretor de uma série de empresas, incluindo o NI Group Limited, conhecido para a maioria de vocês como News International e a Times Newspapers Holdings Limited", disse Tom Mockridge, o chefe da divisão de jornais de Murdoch, no e-mail visto pela Reuters.
"Como vocês devem estar cientes, Rupert pediu demissão de inúmeros cargos do Reino Unido, incluindo os jornais do News Group e Times Newspapers, há algum tempo. Ele deixou mais de uma dúzia de conselhos de empresas com interesses nos EUA, Austrália e Índia." Mockridge disse que a decisão é parte da preparação do negócio para a reestruturação em duas empresas. "Ele (Murdoch) se mantem comprometido com a nossa empresa como presidente do que será o maior grupo de jornal e no mundo digital."
No ano passado, surgiram especulações de que a News Corp poderia tentar vender os jornais britânicos na sequência dos escândalos de grampos de telefone no agora extinto tablóide News of the World, que manchou a reputação e o valor da empresa no país.
No entanto, a devoção de Murdoch aos jornais e os processos jurídicos em curso decorrentes do escândalo, formaram uma barreira a essa opção.
James Murdoch, o filho do magnata das comunicações Rupert Murdoch, rnunciou à presidência da empresa britânica de TV a cabo BskyB, em abril deste ano. Em maio, legisladores britânicos disseram que Murdoch não está apto a conduzir uma empresa de porte internacional, responsabilizando-o por uma cultura de grampos telefônicos que abalou seu império midiático News Corporation.

Nenhum comentário:

Postar um comentário