sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Jornalista busca ser mais multimídia


Interesse por treinamento em tecnologia aumenta


estudo

O jornalista deve estar onde está a informação e, cada vez mais, ela se encontra on-line. De acordo com levantamento realizado pela Knight Foundation, o interesse por treinamento em ferramentas multimídia aumentou entre os profissionais de redação. Nos EUA, apenas 40% buscavam esse tipo de conhecimento em 2006. Este ano, esse número subiu para 67,4%.

Incluindo os jornalistas que atuam em outros países, os números são ainda maiores. O interesse principal está em cursos de tecnologia (78,8%), multimídia (76,8%) e habilidades para trabalhar com dados (75,3%). Na outra ponta, os assuntos que chamam menos atenção são ferramentas tradicionais (46%) e legislação (51%).

O estudo mostra ainda que 49% dos pesquisados já fizeram algum curso à distância. Em 2002, eram apenas 5%. Não apenas o número de participantes aumentou, como a qualidade também. Entre os que já realizaram cursos on-line, 70,5% os consideraram iguais ou melhores que os treinamentos presenciais.

"Vários fatores contribuem para a crescente aceitação do treinamento on-line. Necessidade, conveniência, custo e qualidade estão entre eles. De fato, os jornalistas de hoje são mais acostumados com o trabalho on-line do que eram há uma década", diz a pesquisa "Digital training comes to age", realizada com participantes dos cursos oferecidos pela fundação.

A implantação de treinamento à distância é mais barata e simples, mas nem todas as organizações aproveitam essas vantagens. Entre os pesquisados, apenas um em cada quatro participa regularmente de algum tipo de curso oferecido pela empresa onde trabalha e, entre eles, as ferramentas digitais não estão entre as prioridades.

"Tecnologia e habilidade com dados estão em baixa na lista: o treinamento mais demandado é o menos oferecido", alerta o estudo.
Jornal: O GLOBOAutor:  
Editoria: EconomiaTamanho: 298 palavras
Edição: 2Página: 33
Coluna:Seção:
Caderno: Primeiro Caderno

Nenhum comentário:

Postar um comentário