terça-feira, 21 de agosto de 2012

Novo lançamento da Zahar - Impérios da Comunicação





Impérios da comunicação: Do telefone à internet, da AT&T ao Google
Tim Wu

“Desafiador. Uma história intelectualmente ambiciosa das comunicações modernas.”
(The New York Times)

A indústria da comunicação obedece a um implacável movimento  cíclico: a cada inovação corresponde uma abertura, logo seguida pelo fechamento, representado por monopolização, controle e mesmo censura – isso até que outra invenção venha forçar nova abertura, e assim sucessivamente.

Para provar essa ideia, o eminente professor e escritor norte-americano Tim Wu recupera a história das comunicações no século XX. Nesse livro fundamental, ele nos mostra como os grandes monopólios de
telefonia, rádio, cinema, televisão e internet se constituíram, lançando mão de mirabolantes golpes comerciais e jurídicos, envolvendo inventores e altos executivos.

Todas as mídias nasceram livres e abertas. Cada qual era um convite ao uso irrestrito e à realização de experiências inovadoras, até que a tendência de concentração do mercado predominasse. Exemplos não
faltam. Dentre eles, a história de Adolph Zukor, que transformou uma tecnologia corriqueira no reino intocável de Hollywood; ou a insuperável trajetória de Theodore Vail, o maior monopolista do setor, que,
à frente do sistema Bell, preestabeleceu o trajeto de todas as grandes indústrias da informação depois dele.
Somando considerações de ordem econômica a uma ampla reflexão sobre o significado da liberdade na era da informação, Impérios da comunicação lança uma desafiadora pergunta: estará a internet – em parte ainda livre de monopólios e de regulamentação restritiva – condenada a seguir o ciclo de abertura e fechamento das outras mídias? O livro nos fornece instrumentos para elaborar uma resposta, mas isso também vai depender de nossa atitude em relação à liberdade de que ainda usufruímos na rede.

TIM WU é escritor, advogado e professor da Universidade Columbia, em Nova York. Foi incluído pela Scientific American dentre os cinquenta líderes mundiais em ciência e tecnologia, em 2006. No ano seguinte,
entrou para a lista dos cem mais influentes diplomados na Universidade Harvard. Colabora em grandes jornais e revistas americanos, como The New York Times, The Washington Post, Time, The New Yorker e Forbes. É membro da New America Foundation e presidente da Free Press, organização para a reforma da mídia.



http://www.zahar.com.br/doc/r1433.pdf

Um comentário:

  1. Da minha opinião, acredito que nos dias atuais com as alternativas de mídia e o acesso à informação, deve favorecer o equilíbrio saudável entre o monopólio e a liberdade.

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